Como calcular custo automaticamente?

Introdução

como calcular custo

Calcular o custo de um produto é fundamental para qualquer negócio. O conhecimento preciso do preço de custo permite uma gestão eficiente, tomada de decisões estratégicas e definição de preços de venda adequados. Neste artigo, vamos explorar como calcular o custo automaticamente usando o Excel, entendendo o significado do preço de custo e descobrindo como calcular o custo direto de cada produto. 

O que significa Preço de Custo?

Prefiro nomear “O preço de custo” na teoria é o valor financeiro desembolsado para produzir um item. Eu prefiro chamar de Custo Variável como denominação e, na prática, entendê-lo como custo de reposição ou o valor base de um produto para eu determinar o meu preço de venda.

O preço de custo também pode ser entendido como “Custo realizado”, ou seja, na prática, o quanto gastamos para produzir algo. Mas como a finalidade desse artigo é instruir para que o empresário tenha lucro, vamos ficar com o contexto de “Reposição” sendo essa informação estratégica para tomada de decisões.

Como se calcula o Custo Direto de cada produto?

O custo direto envolve, matéria-prima, mão-de-Obra direta e Custos indiretos de fabricação. Eu escrevi esse outro artigo e vídeo abordando o toda a confecção do custo e também uma abordagem detalhada de como calcular custo. Veja: 

Como calcular o CUSTO DE UM PRODUTO? #009

Como calcular o custo automaticamente?

Agora que estamos introduzidos ao conceito de “custos” vamos tratar da parte “Automaticamente”.

Como calcular custos automáticos, na prática

Se você ainda não assistiu ao vídeo, assista, nele demostro como os custos de matéria-prima são propagados automaticamente para os produtos acabados. Entendemos que automatizar esse processo utilizando ferramentas como o Microsoft Excel é a porta de entrada para o mundo da automação. Com fórmulas e funcionalidades específicas, é possível criar uma planilha que atualize automaticamente o custo de cada produto com base nas informações inseridas. No nosso vídeo valor do fornecedor, base e composição do produto.
Segue um breve resumo do que foi ensinado na série de vídeos “Excel para Gestores – Custo Variável”

  1. Crie uma planilha no Excel: Inicie criando uma tabela com as colunas necessárias para registrar as informações relevantes dos produtos principalmente Código, Descrição, unidade, e cadastre os produtos e serviços.
  2. Registre o valor do fornecedor base, aquele que corresponde ao valor de venda de um distribuidor “Forte”, ou seja, aquele que quando você precisar irá atender a demanda. Na prática, pegue os valores da tabela de preço do principal fornecedor do insumo em sua região.
  3. Crie uma nova planilha com nome de “Composição”, insira o código do produto acabado “O principal” e todos os itens da composição. Em nosso vídeo o produto acabado é o “Bolo de Chocolate”, os itens são os ingredientes. 
  4. Termine multiplicando o custo unitário de cada item pela quantidade utilizada na “Receita”, a soma desses valores será seu custo.
  5. Utilize as fórmulas PROCV e SOMASE para configurar a planilha do Excel, de tal forma que ao atualizar os valores da matéria-prima os valores sejam propagados.
    Veja esses posts com os assuntos:
    PROCV
    SOMASE

Outras formas de cálculo automático do custo são:

  • Implantar um ERP, o porte dessa solução deve suportar tal automação. Veja o GFazManager ERP da Sistema Gestor
  • Customizar um software de “Segundo plano”, quando a informação está dispersa em vários locais, arquivos ou softwares. A única solução é contratar um programador ou uma fábrica de software que seja capaz de entender o cenário e criar ferramentas de conexão aos arquivos, bancos de dados e API´s para processar o valor. Normalmente essas atividades rodam uma vez por dia.

Benefícios de calcular o custo automaticamente:

A automação do cálculo de custos traz diversos benefícios para a gestão de uma empresa. Alguns deles incluem:

  1. Precisão e agilidade. A automação elimina erros humanos e diminui o tempo necessário para calcular os custos manualmente.
  2. Tomada de decisão embasada. Com informações precisas sobre os custos, os gestores podem tomar decisões importantes, como mudar preços de venda, identificar produtos que não dão lucro ou melhorar processos de produção.
  3. Planejamento financeiro. Compreender os custos diretos de cada item possibilita um planejamento financeiro mais eficiente, auxiliando na determinação de objetivos de lucratividade e no controle de despesas.

Conclusão: Como calcular custo

Calcular o custo automaticamente é essencial para uma gestão eficiente e estratégica de uma empresa. Com o uso de ferramentas como o Excel, é possível automatizar o processo e obter informações precisas sobre o custo direto de cada produto. Fazer uma análise detalhada dos custos ajuda a tomar decisões melhores e melhorar o desempenho financeiro do negócio. Invista na automação e tenha um controle mais efetivo.

Esse tópico responde também as seguintes questões

  • Como calcular o preço de custo?
  • Como calcular custo unitário?
  • Como funciona o preço de custo?
  • O que é custo direto?
  • Qual é o custo de fabricação?
  • Como calcular o custo direto de cada produto?
  • O que compõe o custo de um produto?