Como calcular o Markup para determinar o preço de venda

Você sabia que existe um número mágico para determinação do preço de venda? Conheça o Markup e aprenda a calcular esse valor estratégico para o seu negócio.

Ele é um número, um fator, capaz de determinar o preço de venda de um produto ou serviço. Eu considero uma grande ferramenta para delegar atividades, é simples de aplicar e também engloba todos os percentuais, tornando “Sigiloso” o que é considerado para formar o preço de venda.

Existem dois tipos principais de Markup:

  • Markup divisor
  • Markup multiplicador

Ambos utilizam os mesmos cálculos, porém aplicados de forma diferente. Com o Markup divisor você irá DIVIDIR o custo pelo Markup para chegar ao preço de venda, já para o Markup multiplicador você deve MULTIPLICAR.

O Markup é calculado a partir da soma dos percentuais que incidem sobre o preço de venda, exemplos: impostos, taxas, até o lucro deve ser analisado sobre o PREÇO DE VENDA. Ao somar esses valores, chega-se ao total de percentuais incidentes.

Isso é o que mais gera confusão quando falamos de precificar. Pois você sempre terá primeiro o custo, para chegar ao preço de venda. Porém, deve entender que quando uma venda é concretizada a base de cálculo, onde serão calculados os percentuais e o valor da venda e não o custo exemplo. Por exemplo, o imposto você sempre paga pelo valor da venda e não pelo que custou.

Considere que você tem uma mercadoria que custou R$ 1000,00 e que terá o imposto de 10%.

  1. Ao definir o preço você pode pensar “R$ 1.000,00 mais 10% é igual a R$1.100,00” então meu preço de venda é R$ 1.100,00
  2. Agora pense no valor da guia do imposto. Que é definido aplicando 10% sobre o valor da venda R$1.100,00, logo o valor será de R$ 110,00 de imposto para ser pago.
  3. Perceba que essa operação irá gerar prejuízo, pois você pagou R$ 1.000,00 do produto, vendeu por R$ 1.100,00 e pagou R$ 110,00 de imposto.
  4. Esse é o motivo para identificar os percentuais incidentes sempre deve considerando o valor de venda. Para solucionar questão, iremos calcular o percentual inverso “de baixo para cima”.

Lembra da “regra de 3” que aprendemos no colégio, no vídeo eu explico com detalhe como interpretar.

Porém, o resumo é pensar sempre que o valor de venda será o “100%” e iremos encontrar o percentual que corresponde ao curso. O cálculo de baixo para cima é realizado com a seguinte fórmula:

Valor final=Valor inicial/((100−Porcentagem)/100)

Por exemplo, se você tem um valor de custo R$1.000,00 e quer calcular o valor de venda após aplicar o imposto de 10%, você faria:

Valor final = 1.000,00 / [(100−10)/100]
Valor final = 1.000,00/0.90
Valor final = 1.111,11

Note que para o cálculo acima, é necessário saber o percentual para obter o valor final. Com o Markup teremos apenas um número para aplicar. Então para obter o Markup, faça:

  1. Uma lista com todos os percentuais que incidem no preço de venda, some os valores para obter o Total de Percentuais Incidentes.
  2. Aplique a fórmula do Markup Divisor ou Multiplicador Considere:

Mkp_D = Markup Divisor
Mkp_M = Markup Multiplicador
PV = Preço de Venda (Nesse calculo conforme explicado acima “Regra de 3”, teremos sempre a constante 100 (100%)
TPI = Total de Percentuais Incidentes

Markup Divisor:

Mkp_D = PV TPI 100

Mkp_D = (PV – TPI) / 100
portanto
Mkp_D = (100- TPI) / 100

Markup Multiplicador: 

Mkp_M = PV PV TPI

Mkp_M = PV/(PV- TPI)

Exemplo: Incidindo: 10% Imposto, 3% Taxa Cartão e 10% Margem Bruta
TPI = 10 + 3 + 10 = 23%

Mkp_D = (100 – 23) / 100
Mkp_D = 77 / 100
Mkp_D = 0,77

Mkp_M = 100 / (100 – 23)
Mkp_M = 100/77
Mkp_M = 1,2987

Considerando o custo de R$ 25,99

  • Utilizando Markup Divisor PV = 25,99 / 0,77 PV = R$ 33.75
  • Utilizando Markup Multiplicador PV = 25,99 * 1,2987 PV = R$ 33.75

Como implantar na empresa?

Preparei dois vídeos, para ajudar, vejam:

Vamos construir uma planilha que realiza o cálculo do Markup no excel automaticamente
Nesse vídeo aplicamos o conceito de multiplos markups para criar tabelas de preço

Não existe um valor ideal de Markup, ele varia conforme o ramo e estratégia de cada negócio. Em geral, quanto maior o Markup, maior o lucro, portanto sobre a ótica do empreendedor, o Markup ideal será o maior possível que possa ser aplicado.

É uma denominação utilizada para o Markup, refere-se a mesma característica ser um número capaz de transformar o custo em valore de venda.

A margem representa o lucro obtido com a venda pode ser bruta, liquida. Já o Markup é o número que “dentro” dele carrega a margem pretendida, assim como outros percentuais incidentes. Como calcular Markup de 50%? Basta aplicar a fórmula, vamos utilizar o Markup Multiplicador, veja:

Mkp_M = 100 / (100 – 50)
Mkp_M = 100/50
Mkp_M = 2

O Markup para um percentual incidente de 50% é 2 (dois).

Sim claro, 100% e até mais. Agora fique atento, quem faz o preço de venda é o mercado, obedecendo principalmente lei de oferta e procura, valor percebido, qualidade, fetiche entre outros itens de faz com que seu cliente decidir que o valor é um bom negócio para ele. Então antes pensar em um lucro de 100% pense em dominar, custos e fazer a correta formação do preço de venda assumindo margens realistas com seu nicho. Se você tiver dúvida ou dificuldade envie um contato via sugestão de conteúdo (Sugerir Conteúdo) para eu poder ampliar a abordagem do tema.

Conclusão:

Como calcular o Markup para determinar o preço de venda Calcule os percentuais incidentes, decida entre utilizar o divisor ou multiplicador e aplique a fórmula fornecida.

Ao utilizar o Markup, o empreendedor tem uma ferramenta IMPORTANTÍSSIMA para definir e delegar a formação dos preços de forma padronizada, garantindo a margem de lucro pré-estabelecida e o atendimento de todos os percentuais incidentes. Isso torna seu negócio profissional.